terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Produção de textos

Produção de texto de opinião


 É fato que o texto de opinião não é trabalhado com frequência no ensino fundamental. A produção desse gênero exige que os alunos assumam um posicionamento e argumentem. Talvez por isso haja uma tendência de se considerar que, nas séries iniciais, por serem muito jovens, os alunos não sejam capazes de produzir esse tipo de texto.
Contudo, nas interações comunicativas, desde que começam a falar, as crianças argumentam. Buscam convencer seus interlocutores (pais, irmãos, amiguinhos, professores), tentando alcançar seus objetivos. Isso se dá antes mesmo de aprenderem a narrar, embora sejam narrativos os textos mais trabalhados no ensino fundamental.
Aprender a debater oralmente é muito importante para as atividades desenvolvidas na escola e fora dela. Mas é necessário que os alunos aprendam também a debater, a opinar por escrito.

Então, deixo aqui três atividades para começar a desenvolver este tipo de texto. Também pode ser útil se o objetivo for uma sondagem para averiguar o nível de escrita e organização do pensamento. Espero que gostem...



Nenhum comentário: