sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Projeto de Leitura O tribunal dos bichos

PROJETO DE LEITURA: “O Tribunal dos bichos”




Início:agosto/2010

Tempo provável: Um bimestre

Ano: 4º Ano “H” “I” e “J”

Professoras:

Escola:

Livro: O tribunal dos bichos

Autor: Vilmar Berna

Ilustrador: Myoung Youn Lee

Editora: Paulus



Tema: Relação dos homens com os animais



Justificativa:

Por vezes somos levados a refletir sobre as pessoas que caçam animais em extinção, despejam os lixos tóxicos nas águas de nossos rios, que cortam árvores que purificam nosso ar. Ah! Essas pessoas... Afinal quem são essas pessoas? Será que elas só estão na Amazônia? Só coordenam empresas? Não, somos todos nós!

Quantos papéis de bala, de sorvete, latinhas de refrigerante já jogamos pela janela do carro?!? Para onde correm nossos esgotos? Onde são despejados nossos lixos? E as crianças, quantos papéis riscam e jogam fora? Será que percebemos essas atitudes e nos sentimos responsáveis pela destruição de nossa flora e fauna?



Objetivos:

Geral:

• O maior objetivo é a conscientização de nossos atos egoístas para com nosso futuro.



Essenciais:

• Desenvolver o senso de reflexão e observação.

• Compreender o conceito de “sistema em equilíbrio” associado à natureza.

• Pôr em prática atitudes de respeito e compreensão para com os seres vivos e seus ambientes.

• Perceber a importância de todos os seres vivos para a sociedade.

• Entender e discutir sobre a necessidade de preservação do ambiente para o nosso futuro e o das próximas gerações;

• Conhecer e refletir sobre os principais problemas ambientais na região onde vive.

• Desenvolver as habilidades necessárias à construção e ao desenvolvimento da competência lingüística do aluno.

• Compreender conceitos como: degradação ambiental e animais em extinção.

• Organizar os conhecimentos que os alunos já possuem e ampliá-los;

• Elaborar questionamentos que orientem as pesquisas a serem realizadas;

• Expor e argumentar sobre os fatos estudados;

• Consultar fontes escritas, imagens e vídeos para obter informações;

• Reapresentar os conhecimentos construídos através de imagens e textos.











Motivação:

Vídeo: Planeta Terra, a casa que eu te aluguei

Duração: 10min



Sondagem sobre o tema a ser trabalhado:



1. O que significa o título de nosso projeto que também é capa do nosso livro?

2. O que poderemos aprender com ele?

3. Qual a relação entre o tema do projeto e a ilustração apresentada na capa do nosso livro?

4. O que é um tribunal?

5. Nossa cidade apresenta muitos problemas com abandono de animais domésticos, o que você sabe sobre isso?

6. Você sabe o que é um animal silvestre?

7. Você se sente responsável pela falta de preservação do meio ambiente?

8. O que é meio ambiente para você?

9. O que você acha das atitudes dos homens em relação a sua casa e seus habitantes, ou seja, o planeta Terra e todos os seres vivos?

10. Você está disposto a dar a sua contribuição para a preservação de nosso planeta?

11. Animais silvestres em cativeiro.

12. Comércio de animais silvestres, suas peles, penas etc.

13. Pesca predatória.

14. Morte de peixes por envenenamento nos mares e rios.

15. Animais em extinção.

16. Desmatamento/queimadas





Leitura-Estudo:



“Pirilim”

Autor: Pedro Bandeira

Ilustrações Cárcamo

Editora: Melhoramentos



“O bosque é de todos”

Autor: Albert Pallarés

Traduzido por Caline Canata Devèze

Editora: Salesiana

Secretaria de Estado do Meio Ambiente



Leitura em capítulos, trabalhando a oralidade, a contextualização de palavras e o entendimento com questões do texto e além texto.



Textos complementares:

Texto informativo: “Lobo Guará”, Jader Rezende

Texto jornalístico : “O sumiço da onça”, Maria Luísa Aroeira;

Texto jornalístico: “A natureza se transforma”, Maria Luísa Aroeira;

Texto informativo: “Como colaborar para que a água não falte no nosso planeta;

Texto: Vamos reciclar?

Folheto informativo: “A poluição atmosférica”

Leitura de Imagem: “Quero árvore, quero sombra”

Texto informativo: “A poluição das águas”, Maria Inês Bizzoto;

Folheto informativo: “Brincar com água pode deixar sua brincadeira muito sem graça”;

Conta de água, analisando;

Cartaz publicitário: “Não deixe a natureza ir embora”;

Poema: “Os animais não são brinquedo”, Sylvio Luiz Panza;

Texto: “Dá pra confiar na gente?”, Fernando Bonassi;

Texto jornalístico: “Humanos passam o dia em jaulas”, Valmir Denardim

Leitura de imagem/cartaz: “Não queremos meio ambiente, queremos ambiente inteiro”;

Leitura de imagens: “Rumo à extinção”, Revista Lição de Casa, nº 9, O Estado de São Paulo,Klick. p.26;

Testo: “Como você pode ajudar nosso planeta?”;

Texto: “A baleiazinha, Pedro Bandeira”;

Texto jornalístico: “Cães famosos”, Ana Paula M Holanda Barros, “Au-Au”. Revista Zá, São Paulo, n.15, p. 14-15, out. 1997;

Texto jornalístico: “Como escolher seu amigo fiel”, Ana Paula M Holanda Barros, “Au-Au”. Revista Zá, São Paulo, n.15, p. 14-15, out. 1997;

Texto informativo/jornalístico: “Disciplina neles”, Cláudia, São Paulo; Abril, 435.ed., ano 37, n.1, jan. 1998. p. 155;

Tirinha: “O menino maluquinho”, Ziraldo. O Menino Maluquinho. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 4 abr. 1995;

Folheto informativo: “Cuide bem do amigão”, Revista Nosso Amiguinho, Ano 48, n.2. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, ago. 2000, p.6;

Texto: “Silva Jr.”, Diléa Frate. Histórias para acordar. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1996. p. 55;



Vídeos:

Os guardiões da natureza - Episódios: Mata Atlântica e Pantanal;

Educando Cantando – Educação Ambiental;

Passaredo – clipe musical;

Impacto das pilhas;

Incêndios florestais;

Olhos n’água;

Ta limpo;

Atitude ambiental;

O desmatador;

Você colhe o que planta.



Atividades orais e escritas:

Leitura e identificação das características dos seguintes gêneros textuais:

1. Fábulas

2. Notícia;

3. História ficcional;

4. Anúncios classificados;

5. Relatos históricos;

6. Reportagem.

• Reconhecimento da estrutura de uma notícia;

• Ampliação vocabular por meio de consulta ao dicionário;

• Busca de informações localizadas no texto;

Análise e interpretação de tirinhas em histórias envolvendo o tema;

Análise e interpretação de propaganda;

Reestruturação de textos na lousa, enfatizando a coerência, clareza de idéias, ortografia e gramática correta;

Leitura para a classe de suas produções escritas;

Utilização dos textos apresentados por escrito para construir junto com os alunos os conceitos e aplicação correta da gramática.



Leitura pretexto:

Recortes, colagens, desenhos, mímicas, dramatização;

Músicas:

Sobradinho, Verde, Água é vida, Herdeiros do futuro.



Leitura em busca de informação:



Ciências:

Objetivos Gerais:

• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive;

• Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica;

• Desenvolver o sentido de preservação e valorização do nosso planeta e dos seres vivos, respeitando-os;

• Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida;



• Preparar os alunos para conhecer o seu meio e agir em defesa dele, resgatando o valor à vida, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças;

• Compreender melhor as relações entre os homens e demais seres vivos, questionando a realidade e percebendo-se como ser integrante, dependente e agente transformador;

• Compreender a gravidade dos problemas ambientais em relação à fauna, desenvolvendo valores e atitudes de respeito ao meio ambiente, sensibilizando a comunidade quanto à preservação, reflorestamento e melhoria da qualidade de vida;

• Combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

• Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;

• Compreender a tecnologia como meio para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.



Objetivos Essenciais:

• Condições de solo, da água, do ar e a diversidade dos seres vivos em diferentes ambientes ocupados pelo homem;



• Conhecer as características gerais dos animais e suas classificações;



• Conhecer a fauna brasileira



• Adquirir conhecimentos sobre animais extintos e os que correm o risco de extinção, as causas e como será possível reverter essa realidade;



• Desenvolver a consciência sobre a posse responsável, a proteção e o cuidado com os animais;



• Refletir sobre a posse responsável de animais domésticos e adotá-la no convívio com seus animais;



• Relacionar informações sobre agir com responsabilidade.





Conteúdos Conceituais

o Conceito de Educação Ambiental;

o A Fauna

o A importância dos animais, elementos do ecossistema;

o Relação fauna-flora;

o Relações alimentares;

o Cadeia Alimentar (equilíbrio ecológico);

o Desequilíbrio na cadeia alimentar: extinção dos animais;

o Vertebrados: terrestre, aquático e aéreo;

o Diferenciação entre o animal doméstico e o selvagem;

o Animais irracionais e racionais (como agem pelo instinto e pela razão);

o GAPAG e a Polícia Ambiental;

o Animais silvestres em cativeiro.

o Comércio de animais silvestres, suas peles, penas etc.

o Pesca predatória.

o Morte de peixes por envenenamento nos mares e rios.

o Animais em extinção.

o Desmatamento/queimadas;

o Maltratar animais é crime;

o Os dez mandamentos da posse responsável dos animais;

o Conhecendo o Parque Ecológico.



Conteúdos Procedimentais:

• Observação/Trabalho em grupo/Música/Debate (Falar – Ouvir) / Pesquisa/ Entrevistas/ Vídeos/ Comentário/ Cartazes/ Jornal/ Revistas/ Livros Paradidáticos/ Textos Diversificados (Leitura) / Situações-Problema/ Exposição;

• Organizar e registrar informações por meio de desenhos, esquemas e pequenos textos, sob a orientação da professora.



Conteúdos Atitudinais:

Valores, normas e atitudes;

• Definir regras;

• Deixar o aluno pensar, questionar e tirar suas conclusões;

• Saber respeitar o pensamento dos outros, ser motivado, para que haja troca de idéias e possam chegar às conclusões;

• No trabalho em grupo, estimular a cooperação e a integração facilitando a comunicação entre os componentes;

• Valorizar o trabalho de cada colega, grupo;

• Estimular a curiosidade e o espírito investigativo;

• Formar atitudes de preservação do meio ambiente;







Procedimentos Metodológicos

Trabalhando através da:

• Sondagem;

• Problematização;

• Sistematização;

• Generalização ou Aplicação;

• A construção de conceitos, desenvolvimento da criticidade, partindo da realidade do meio e do país que vive.









História:

Objetivos Gerais:

• Propiciar aos alunos situações de aprendizagem para que desenvolvam habilidades (comparar, interpretar, classificar, analisar, sintetizar, construir conhecimentos) aplicando os conhecimentos em ações reflexivas envolvendo o questionamento e criticidade mediante a sociedade brasileira;

• Utilizar diferentes fontes de informação para as leituras críticas.



Objetivos Essenciais:

• Reconhecer algumas semelhanças e diferenças, permanências e transformações sociais, econômicas, culturais e políticas de dimensão cotidiana, existentes no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade, vivências cotidianas das famílias, da coletividade, no tempo e no mesmo espaço de convivência;



Conteúdos Conceituais:

o Fundação da cidade de Guaratinguetá;

o Ciclo da cana-de-açúcar e café;

o Índios guaianazes (local) e nativos do Brasil;

o Bandeira, brasão e hino do nosso município;

o Origem das cidades: Guaratinguetá, Aparecida, Cunha e outras.



• Conteúdos Procedimentais:

• Sondagem do conhecimento dos alunos (conhecimento prévio);

• Registro em diferentes formas: Textos, livros, fotos, vídeos, exposições, mapas, etc.;

• Formulação de hipóteses e questões a respeito dos temas estudados;

• Análise de documentos de diferentes naturezas;

• Leitura de vários textos, jornal, desafios, através de questões, debates, vídeo, livros paradidáticos, literatura infantil, revistas, etc.;

• Observação.

• Aulas expositivas;



Conteúdos Atitudinais:

Valores, Normas e Atitudes:

• Hora de falar e de ouvir;

• Hábitos de estudo;

• Respeito às idéias diferentes;

• Postura;

• Solidariedade;

• Partilha – autonomia e confiança;

• Compromisso com os estudos;

• Responsabilidade;

• Cooperação;

• Participação (coletividade, aluno X aluno);

• Definição de regras para melhor desempenho e aproveitamento (individual das atividades);

• Socialização (escola-comunidade);

• Valorizar o trabalho coletivo e a troca de experiências como fonte de aprendizagem.







Geografia:

Objetivos Gerais:

• Reconhecer, no lugar no qual se encontram inseridos, as relações existentes entre o mundo urbano e o mundo rural, bem como relações que sua coletividade estabelece com coletividade de outros lugares e regiões, focando tanto o presente como o passado;

• Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação seja mediante fontes escritas ou imagéticas;



Objetivos Essenciais:

• Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações em linguagem cartográfica, observando a necessidade de direção, orientação e proporção para garantir a legitimidade de informações;

• Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza na construção de diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;

• Reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida das cidades e do campo, relativas ao trabalho, às construções e moradias, hábitos cotidianos, às expressões de lazer e de cultura;

• Valorizar o uso refletido da técnica e da tecnologia em prol da preservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida;

• Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.



Conteúdos Conceituais:

Comparação e caracterização entre as paisagens urbanas e rurais de diferentes regiões do Município e Estado, considerando os aspectos de espacialização do trabalho, a interdependência entre as cidades e o campo, os elementos biofísicos da natureza, os limites e possibilidades dos recursos naturais:

o Localização – O município se transforma com o tempo;

o Os verdadeiros donos das terras do Brasil;

o O relevo e as paisagens;

o Ocupando o espaço.









Conteúdos Procedimentais:

• Sondagem do conhecimento prévio (dos alunos); Problematização;

• Leitura de vários tipos de textos: revistas, jornal, entrevista, música, poesia, prosa, literatura infantil, livros paradidáticos, questões desafiadoras;

• Análise, síntese, comparação, interpretação do fato histórico 9tempo-espaço + realidade).



Conteúdos Atitudinais

• Hora de falar e de ouvir;

• Hábito de estudo;

• Respeito às idéias diferentes;

• Postura;

• Compromisso com o estudo;

• Responsabilidade;

• Cooperação;

• Participação (coletividade, comunidade-escola);







Matemática:

Objetivos Gerais:

• Propiciar ao aluno situações de aprendizagem para que desenvolva o raciocínio lógico;

• Vivenciar processos de resolução de problemas, percebendo que para resolvê-los é preciso compreender, propor e executar um plano de solução, verificar e comunicar resposta;

• Recolher dados e informações, elaborar formas para organizá-los e expressá-los.



Objetivos Essenciais:

• Interpretar dados apresentados sob a forma de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como forma de comunicação;

• Interpretar e produzir escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal e estendendo-as para a representação dos números racionais na forma decimal;

• Utilizar diferentes registros gráficos – desenhos, esquemas, escritas numéricas – como recurso para expressar idéias, ajudar a descobrir formas de resolução e comunicar estratégias e resultados;

• Utilizar procedimentos e instrumentos de medidas usuais ou não, selecionando o mais adequado em função da situação-problema e do grau de precisão do resultado.



Conteúdos Conceituais:

1-NÚMEROS NATURAIS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

• Utilização da adição e subtração na resolução de problemas, observação e utilização das propriedades da adição;

• Nomenclatura (revisão do vocabulário matemático constantemente);

• Sistema de Numeração Decimal (leitura, escrita, ordenação, composição, e decomposição de um número natural nas unidades das diversas ordens);

• Números racionais (representação concreta) partindo de uma situação problema;

• Leitura e escrita de frações





Operações com números naturais e racionais

• Análise e resolução de problemas com o uso de números naturais;

• Ampliação do repertório das operações com números naturais para desenvolver o cálculo mental e o escrito;

• Operações com números racionais (denominadores iguais).



1. Espaço e Forma:

• A reta – partes da reta;

• Posições da reta – segmento de reta;

• Ângulos – Classificação (abertura);



2. Grandezas e Medidas:

• Noção de medidas de comprimento com utilização de unidades não padronizadas (revisão);

• Medidas de comprimento utilizando unidades padronizadas.



Conteúdos Procedimentais:

• Trabalho em grupo;

• Pesquisa;

• Questionamentos;

• Debates;

• Vídeo;

• Coleta de Informações (leitura de imagem);

• Desafios;

• Experimentação;

• Situações-problemas;

• Observação;

• Aula Expositiva;

• Cálculo Mental;

• Jogos;

• Registro das Descobertas;

• Dramatização na resolução de problemas.



Conteúdos Atitudinais:

• Confianças em suas possibilidades para propor e resolver problemas;

• Perseverança, esforço e disciplina na busca de resultados;

• Respeito ao pensamento do outro, valorização do trabalho coletivo e da troca de idéias, como fonte de aprendizagem;

• Apreciação da limpeza, ordem, precisão e correção na elaboração e apresentação dos trabalhos;

• Confiança na própria capacidade para elaborar estratégias pessoais de cálculo, interesse em conhecer diferentes estratégias para calcular os procedimentos de cálculos que permitem generalizações e precisão;

• Sensibilidade pela observação das formas geométricas na natureza, nas artes nas edificações;

• Interesse na leitura de tabelas e gráficos como forma de obter informações.









Procedimentos Metodológicos:

• Sondagem;

• Problematização;

• Sistematização;

• Generalização ou aplicação.



Educação Artística:

Dobraduras de animais em extinção

Dramatização do livro O tribunal dos bichos



Culminância:



1. Dramatizar parte do texto que trata da presença do humano no tribunal, a fim de criar um ambiente de reflexão crítica sobre a maneira como tratamos os animais e que mudanças comportamentais são necessárias. Os alunos que irão representar os animais do Júri não precisam decorar o texto. Basta ler interpretativamente do próprio livro. O mais importante é o debate ao final com a turma sobre o veredito.



2. Dividir a turma em quatro grupos e pedir que cada grupo faça uma relação dos bons e maus exemplos e atitudes que a espécie humana tem em relação aos animais (não vale repetições no mesmo grupo). Ganha o grupo de lembrar de mais exemplos.

3. Dividir a turma em quatro e dar um tema diferente para que cada grupo possa debater as questões que afetam os animais, estimulando a conscientização do problema e a busca de soluções.



Grupo 1: O que é o tráfico de animais silvestres? Como resolver o problema?

Grupo 2: O que fazer diante do abandono e maus-tratos de animais domésticos?

Grupo 3: As experiências com animais em laboratórios são mesmo necessárias?

Grupo4: Os animais têm sentimentos? Eles pensam? Sentem dor?

Ao final, cada grupo escolhe um relator que fará a apresentação das reflexões do grupo para a turma.

Distribuição aos outros colegas da escola de dobraduras de animais em extinção com cartão de alerta sobre o risco do desaparecimento do animal representado pela dobradura.



Bibliografia:

Livros Didáticos:

Armazém de Texto, 9-10 anos, Volume 1 e 2, Editora FAPI;

Aventura da Linguagem, Língua Portuguesa, 2ª Série, Editora Dimensão, 2006;

Coleção Atividades para todo dia – Ciências, Vols. 1, 2, 3 e 4, Editora Mucédula & Cia

Idéias em contexto, 2ª Série, Editora do Brasil, 2005;

Linhas e entre linhas, 2ª Série, Editora Positivo, 2006;

Proposta Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, 2º Ciclo.

Livros de Literatura:

“Pirilim”

Autor: Pedro Bandeira

Ilustrações Cárcamo

Editora: Melhoramentos

“O bosque é de todos”

Autor: Albert Pallarés

Traduzido por Caline Canata DevèzeEditora: Salesiana

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Site:

Vídeos baixados do http://www.youtube.com.br/

Narrador:____________________


Coruja:_______________________

Coelho:_______________________

Mico-leão-dourado:_____________________

Jurados ( casal de cada espécie):

· Mamífero: ___________________________

· Ave:________________________________

· Peixe:_______________________________

· Inseto:______________________________

· réptil:________________________________

Testemunhas:

· Cão: _______________________

· Tucano:_____________________

· Sabiá: ______________________

· Perdiz: _____________________

· Homem: ____________________

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